sábado, 5 de maio de 2012

Macarronada de domingo


"Tutto quello che vedete, lo devo agli spaghetti" (Tudo que você vê, eu devo ao spaghetti) - Sophia Loren

A cena é familiar mesmo pra quem não é descendente de italianos: várias gerações sentadas à mesa, ao meio-dia de domingo, com uma bela travessa de macarronada ao sugo (ou à bolonhesa, à matriciana, ou qualquer uma de inúmeras variações) no centro, fumegante, apetitosa... À volta desta, pão, porpette, bifes, saladas, tudo se torna acessório ao macarrão, que por sua vez é também acessório – quase indispensável – à reunião de família.

O macarrão, na Itália, é primo piatto típico, frequente e adorado, indispensável à alimentação, e ainda versátil ao extremo; é prato contadino, camponês, popular – e os imigrantes que o trouxeram ao Brasil disseminaram o mesmo aqui. Talvez por isso a macarronada simples seja um pouco menosprezada hoje; quem vai a uma cantina costuma pedir uma pasta mais sofisticada e elaborada, como ravioli ai funghi secchi ou spaghetti ai frutti di mare.

Mas experimente fazer um belo e caprichado prato de fusilli al sugo, e veja o resultado! Parece que a família, ao ver a travessa, percebe imediatamente que tinha saudades...

A macarronada é feita sem segredos, a simplicidade é fundamental. Bem, tem um truque que talvez nem possa ser considerado como tal... Deixe o macarrão cozinhar dois minutos a menos que o tempo normal, escorra bem e despeje na panela do molho (já fora do fogo), misturando muito bem, mas sem quebrar. Depois passe à travessa pra servir. Com isso o molho “gruda” melhor no macarrão.



Sugestão: faça o molho com bastante tomate, bacon e linguiça calabresa defumada; junte o macarrão e um pouco de parmesão ralado, misture bem, passe à travessa, espalhe mussarela de búfala em bolinhas e folhas de manjericão por cima, cubra e deixe “perfumar” por cinco minutos antes de servir. Sucesso garantido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário